Já falamos um pouco sobre como diferenciar amigos de clientes e evitar ser colocado em uma situação embaraçosa como essa, mas, se por acaso, já for tarde demais, veja como tentar resolver o problema.

É muito difícil cobrar financeiramente alguém a quem você deve favores ou com quem você possui um forte laço de amizade ou intimidade.

Nessas horas, dar indiretas em conversas ou fazer postagens no facebook é a pior forma de resolver o problema.
Por mais complexo que seja realizar a cobrança, procure fazer isso pessoalmente e em particular, explicando que você precisa receber porque precisa comprar novas peças para vender e quanto mais tempo demorar para sua amiga realizar o pagamento, mais tempo você ficará sem material para gerar receita.

Ameaçar tomar os produtos de volta ou começar uma briga, é certamente a pior forma de resolver o problema.
Nunca, jamais, exponha a pessoa publicamente.

Isso é danoso para a imagem da pessoa, da sua e ainda pode acarretar em um processo por danos morais.

Se o valor da dívida for muito alto e você não puder perdoá-la, procure fazer o registro da cobrança por um e-mail, pedindo para que ela tente acertar ou te mande uma proposta de pagamento ou por carta registrada com aviso de recebimento.

Essas simples cobranças, podem ajudá-la a receber o pagamento em um processo gratuito que você pode iniciar nas Pequenas Causas.

Se a dívida for pequena e você puder perdoar, perdoe, mas nunca mais, em hipótese alguma, venda novamente para essa pessoa.

Não saia contando aos outros sobre a dívida ou espalhando a fama de “caloteira” da sua amiga.

Isso não será bom pra ela e nem pra você – além de também poder desencadear um processo.

Já falamos aqui no blog sobre como você pode realizar vendas de uma forma completamente segura e aí você poderá vender para qualquer parente ou amigo sem nenhum tipo de preocupação.

Continue acompanhado nossas matérias e obtenha muito sucesso com vendas diretas de semijóias.

Similar Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *