rotatividade-convertido

Se você está acompanhando a sequência de matérias sobre como montar uma equipe para vender semijóias, com certeza já entendeu um pouco sobre como escolher as peças que vai distribuir e como precificá-las.

Falamos também sobre a importância de oferecer material de apoio para as suas revendedoras e agora, falaremos um pouco sobre como escolher boas revendedoras para trabalhar com você.

Separe a vida pessoal da vida profissional

Essa frase é um tanto óbvia e provavelmente não é a primeira vez que você lê isso, mas a verdade é que não são poucas as pessoas (inclusive, as mais experientes) que cometem esse erro.

Em alguns momentos do seu negócio, você vai cometer falhas, e isso é normal, mas, se essas falhas começarem no início, podem atrapalhar o desenvolvimento do seu negócio a um ponto que ele não sobreviva, por isso, na hora de escolher pessoas para trabalhar com você, seja profissional e busque pessoas com perfil vendedor e responsável e não caia na tentação de contratar pessoas por afinidade – esse critério deve ser utilizado para escolher amigos e relacionamentos, mas pode ser o pior critério para escolher uma equipe.

Qual o perfil ideal para revendedores de semijóias?

Se formos pensar no óbvio, diremos que o perfil ideal para ser um revendedor ou uma revendedora de semijóias é o perfil comunicativo, simpático e irreverente, mas isso depende da forma que você escolheu para administrar as finanças do seu negócio.

Você se lembra da primeira matéria dessa sequência onde falamos sobre o método de pagamento?

Pois bem! Se você determinou que trabalhará por consignação ou por algum método em que seu revendedor não precise investir capital inicial (ainda falaremos mais sobre isso em outras matérias), é importante garantir que o seu revendedor irá realizar os repasses corretamente para você e para isso, ele precisa receber o pagamento de todas as vendas que fizer, então, nesse caso, mais do que ter um perfil comunicativo e simpático, o seu revendedor tem que ter um perfil RESPONSÁVEL.

O revendedor será responsável por proteger e zelar pelo seu investimento (as peças que você comprou e estarão com ele). Além disso, será responsável por saber a quem deve vender e de que forma deve combinar o pagamento (também falaremos mais sobre isso em uma próxima oportunidade).

Tão importante quanto vender, é receber!

Muitas pessoas simpáticas e comunicativas se dizem excelentes vendedoras, porém, sentem-se incapazes de realizar uma cobrança e dizem-se extremamente constrangidas ao fazer isso.

Seu revendedor precisará ser capaz de cumprir essa tarefa de forma ética e cordial, porém efetiva.

Por fim, mas não menos importante, seu revendedor precisa ser uma pessoa equilibrada para saber separar o dinheiro pessoal do dinheiro comercial e não gastar os valores que receber e precisar repassar e isso envolve também outro perfil: o honesto e ético.

Diante de tudo isso, o perfil da sua equipe terá todas as características necessárias para alcançar o sucesso.

Similar Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *