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Muita gente pensa que a diferença entre faturar e lucrar é apenas a forma de escrever ou falar sobre a mesma coisa e que faturamento e lucro são nomes oficiais para “ganhar dinheiro”.

A diferença entre essas duas coisas é tão grande que a simples confusão desses termos faz com que empresas cheguem à falência do dia para a noite!

Se você ainda não se atentou para esse assunto, preste bastante atenção nessa matéria. Ela pode salvar sua vida financeira.

O que é Faturar?

FATURAR é receber dinheiro.

Não importa para que é aquele dinheiro.

Você fez uma venda e recebeu um valor X.

Esse valor X é o seu faturamento.

Todo dinheiro que você recebe é faturamento, porém, nem todo dinheiro que você recebe é LUCRO.

O que é Lucro?

Você fez uma compra de semijóias para revender.

O nome disso é INVESTIMENTO.

Digamos que você comprou um par de brincos por R$10,00 e depois, vendeu o mesmo par de brincos por R$30,00.

Você faturou R$30,00, mas se o par de brincos custou R$10,00, seu lucro foi de R$20,00.

Se  nós utilizarmos APENAS o preço que foi pago na peça e o valor que nós recebemos para fazer essa conta, ela se torna muito fácil, porém, provavelmente ela não será precisa e é exatamente nos pormenores onde as pessoas acabam deixando o lucro se perder.

Quando você for calcular seu lucro, todos os centavos devem ser levados em consideração.

Exemplo:

Você comprou as peças, então, você deve colocar o valor da peça no seu cálculo.

Considerando que você foi entregar a peça na casa da cliente, você precisa calcular o valor do seu transporte (ônibus, metrô, trem, gasolina, álcool ou o custo do motoboy, correios, etc).

Se você usou embalagem para entregar, esse valor também tem que ser levado em conta (caixinha, saquinho de presente, veludo, etc).

Qualquer brinde que esteja sendo oferecido também deve ser calculado.

Se a compra for paga por cartão de crédito, não esqueça de incluir a porcentagem da taxa do cartão ou a mensalidade (proporcional) da sua maquininha.

Se você usa Whats App ou redes sociais para realizar suas vendas, inclua na sua conta o quanto você gasta com créditos de celular ou internet mensalmente (faça isso sempre de forma proporcional, considerando apenas o que você usa à trabalho).

Se, por ventura, você tiver que voltar à casa da cliente para receber seu pagamento, inclua mais uma taxa do seu transporte nessa conta.

Pode parecer um pouco complicado de início, mas essas contas são importantíssimas para precificar o seu produto.

Muita gente costuma dizer que trabalha com 100% de lucro porque compra a R$10 e vende a R$20, mas quase nunca isso é uma verdade.

Se você comprou a R$10, vendeu a R$20, mas gastou R$2,50 em uma caixinha de presente que não foi cobrada da cliente, seu lucro já caiu para 75%.

Se você precisou entregar a compra na casa da cliente e usou um litro de combustível para fazer isso, seu lucro já caiu para 50% e se ela pagou com cartão de crédito, talvez seu lucro já tenha passado para 45% e assim por diante.

Levar esses números em consideração dividem tenuamente o sucesso do fracasso quando o assunto é vender e ganhar dinheiro.

Conte conosco para tirar suas dúvidas e boas vendas!

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