Uma das perguntas mais comuns feitas pelas nossas clientes e pelas clientes de nossas clientes é: As semijóias de vocês escurecem?

Essa pergunta é uma daquelas que nenhum vendedor gosta de responder porque ele sabe que a resposta verdadeira não é a resposta que o cliente quer ouvir.

Sim, nossas semijóias escurecem.

Todas as semijóias do mundo escurecem.

Não existe uma marca de semijóia que possa alegar que suas semijóias não escurecem.

Perguntar se uma semijóia escurece é a mesma coisa que perguntar se um sapato ficará gasto com o uso, se uma escova de dentes ficará com as cerdas abertas, se um perfume perderá a fragrância na pele após algumas horas, se um pneu vai ficar gasto, se uma roupa vai desbotar…

Semijóias são peças de uso, que sofrem desgaste, como qualquer outra peça.

Então, por que isso ainda é um tabu?

Muitas pessoas querem ouvir como resposta que a semijóia não vai escurecer, que vai durar pra sempre.

Mas pense: uma semijóia custa até 100 vezes menos que uma jóia em ouro. Como ela poderia ter a mesma durabilidade?

De fato, seria incrível! Mas isso destruiria o mercado das jóias, não é mesmo?

Semijóias são acessórios em metal comum, que recebem camadas de metal precioso para que fiquem com durabilidade superior às bijuterias comuns e tenham a estética mais semelhante possível a uma jóia, mas ainda assim não são jóias e isso pode ser constatado no preço e nas condições de compra.

Se isso é tão claro, porque algumas pessoas ficam tão frustradas quando notam que suas semijóias perderam o brilho ou mudaram de cor?

A resposta é simples:

A propaganda enganosa ou a famosa “lábia” de muitos vendedores, cria uma expectativa incorreta no cliente final, que acaba acreditando que está comprando uma semijóia com uma durabilidade além do esperado, como se fosse uma “super semijóia”.

Esse marketing incorreto faz com que o cliente acredite que pode usar sua semijóia como se fosse uma jóia indestrutível.

No banho, na praia, na piscina, enquanto dorme, pratica atividades físicas, academia, com perfume, hidratante…

É questão de dias e a semijóia estará escura porque ela é fabricada com processos químicos e sofrerá reação química se exposta ao cloro, ao sal, ao suor (que também é químico), entre outros produtos.

Aí vem a frustração! O cliente reclama, critica e pode até prejudicar a vendedora ou a empresa, porque se sente enganado.

Não caia nessa armadilha!

Sempre que for realizar uma venda, explique para o seu cliente que você está vendendo uma semijóia de alto padrão de qualidade, mas que mesmo assim, trata-se de uma SEMI jóia e que é característica de toda semijóia a fabricação com processos químicos que reagem!

A melhor marca de pneu não diz que ele não ficará gasto. A melhor marca de perfume não diz que ele ficará na pele por 1 mês. A melhor marca de sapatos não promete durar 1 ano.

Tudo depende de como e quanto será usado!

Propaganda honesta e seriedade nas vendas são a garantia de que você não terá clientes instatisfeitos e não terá sua credibilidade abalada.

Aposte nisso e tenha sempre bons resultados nos seus negócios.

Similar Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *